MEKONG, a autoestrada do Laos
Considerada a principal “autoestrada” do Laos, o Rio Mekong é um dos grandes sistemas fluviais do mundo. Este poderoso rio atravessa seis países, desde a sua nascente na China, atravessa Mynamar, Laos, Tailândia, Camboja até ao seu estuário no Vietnam.
São muitos os “backpackers” que procuram a experiência de descer o rio Mekong de barco lento até Luang Prabang.
A viagem tem a duração de dois dias e começa na “pitoresca” cidade ribeirinha de Huay Xai, no Laos, situada a uma centena de quilómetros a Norte de Chiang Rai (Tailândia).
Aqui fica tudo o que necessitas saber para descer este troço do poderoso Mekong
– Primeiro objetivo: Como chegar a Chiang Khong, a pequena cidade tailandesa bem lá no Norte, na zona fronteiriça.
– Segundo objetivo: Atravessar o rio Mekong (zona fronteiriça) e chegar a Huay Xai, cidade de onde zarpam os barcos lentos.
Obs: Se há um par de anos atrás a travessia era realizada no porto da cidade (Chiang Khong), agora a mesma realiza-se pela chamada ponte da Amizade (Chiang Khong-Huay Xai Friendship Bridge).
Mas então, como chegar à fronteira?
A solução é simples! Todos os dias saem de Chiang Rai vários autocarros com destino a Chiang Khong. Preço 65 Bath. A duração da viagem é de 2h15. Contudo, quem pretende ir para Huay Xai no outro lado da fronteira, terá de sair cerca de 5km antes de Chiang Khong. O melhor é avisar o motorista e assim sair no sítio correto.
Como atravessar a fronteira?
A paragem é no meio de nenhures, onde estarão uma carrada de Tuk-Tuk a aguardarem clientes para os transportarem para a zona da fronteira (Chiang Khong Immigration Office). Essa pequena viagem de 4km tem um custo igual ou superior ao preço do bilhete do autocarro (Chiang Rai – Chiang Khong).
Chegados ao Local, começam as formalidades de travessia de fronteira, com papeladas e carimbos. Com a papelada em ordem, é altura de entrar num pequeno autocarro que cruza a Ponte da Amizade e tem, claro está, mais um custo de 25 Bath.
Chegado ao outro lado (Laos), mais papeladas, pagamento do visto de entrada e, para quem quiser, existe a possibilidade de trocar dinheiro na casa de câmbios.
Já no exterior do “Laos Border Control and Immigration Office” é altura de seguir para o centro de Huay Xai. Contudo, a despesa ainda não terminou, é que o centro fica a 10km da fronteira, o que implica outro transfere. São mais 25.000 Kp por pessoa para chegar ao centro para a cidade.
Como comprar o bilhete para o Barco Lento?
Chegados a Huay Xai, é altura de procurar alojamento e, se não for muito tarde, comprar o bilhete do barco para o dia seguinte. Se a bilheteira no local já estiver fechada, não se enerve, compre pela manhã no próprio dia da viagem.
Como anteriormente mencionei a viagem é de dois dias, sendo que no primeiro dia faz-se a ligação de Huay Xai a Pak Beng e no segundo completamos a ligação a Luang Prabang.
Os famosos “barcos Lentos”, nome atribuído a este meio de transporte, possuem casa de banho e vendem snacks e bebidas a bordo.
Aconselho, antes de entrar no barco, a comprar merenda para esse dia.
O preço do barco são 210.000 Kp, normalmente não tem lugares marcados, sai ao início da manhã e nunca tem hora certa de partir. Como a principal via de ligação entre as várias povoações ribeirinhas é o Rio Mekong, o abastecimento de bens dessas povoações é realizado pelos barcos. Este é o verdadeiro motivo do atraso das embarcações.
Itinerário do barco lento
Cerca de sete horas de viagem é o que o espera neste primeiro dia. Chegado a Pak beng, após barco atracado, é literalmente abalroado pelos locais que lhe tentam vender alojamento para essa noite. Aqui existem restaurantes e alojamentos para todos os gostos e preços.
A maioria dos alojamentos têm, com um custo adicional, pequeno almoço e podem se quiser preparar-lhe um “farnel” para a viagem do dia seguinte.
O segundo dia de viagem que liga Pak Beng a Luang Prabang, tem a duração aproximada … o mesmo número de horas do dia anterior 😊.
A atracagem em Luang Prabang é realizada a cerca de 8km da cidade, o que vai implicar mais um custo de transfere.