Artigos Croácia

Lagos Plitvice, o que necessitas de saber!

Considerado o principal cartão postal da Croácia e o mais bonito Parque da Europa, com milhares de visitantes todos os anos, os lagos Plitvice são património mundial da Unesco, desde 1979.

Fundado em 1949, o exuberante vale, repleto de cascatas, deslumbrantes lagos de diversas cores e algumas cavernas, o Plitvice é de uma beleza impressionante. Essa pulcritude tem vindo a ser consagrada durante décadas em vários filmes e comerciais na TV.

Onde ficam e como lá chegar

Estão situados tanto a 140 Km de Zagrebe (capital) como de Zadar na Costa do Adriático.

A forma mais comoda de lá chegar é de carro. A viagem demora cerca de duas horas quer de Zagrebe quer de Zadar.

Outras duas soluções são: comboio e autocarro. Para horários dos autocarros consulte aqui. Quanto ao comboio, a estação a utilizar é Vrhovine, que está situada a 40 Km das entradas do Plitvice. 

Para uma boa perceção do local, as visitas começam por Auschwitz I, onde munido do seu bilhete deverá ir para a correspondente fila de entrada 5 minutos antes. Alerto que não são autorizadas mochilas nem carteiras de qualquer tipo no recinto. Assim, deverá antes de ir para a fila depositar os seus pertences num dos muitos cacifos existentes no local.

A saber :

Parque está aberto todos os dias do ano, das 7h às 18h. Este é divido em duas grandes áreas, os lagos inferiores (Lower Lakes) e os lagos superiores (Uper Lakes).

Existem bilhetes/entradas de um e dois dias.

Os preços das entradas de um dia oscilam entre as 80 e as 250 Kunas, conforme a época do ano. Já os preços das entradas de dois dias variam entre as 120 e as 350 Kunas. A época mais dispendiosa é no verão, nos meses de Agosto e Setembro. Já os meses mais económicos são entre Novembro e Maio. 

Deve adquirir o bilhete no site do Parque Nacional antes de o visitar. É possível comprar o bilhete no dia da visita. Contudo, nos meses mais movimentados a procura excede a oferta. Somente são vendidos 15.000 bilhetes/entradas por dia. Os bilhetes adquiridos no dia somente são vendidos nas entradas um e dois.

Existem 3 entradas para o Parque Nacional. Duas estão situadas na estrada Nacional DC1 que liga Zagrebe a Split, e uma terceira, localizada numa estrada secundária paralela à Nacional DC1, do outro lado do rio Korana.

É expressamente proibido estacionar ao longo da Nacional DC1, o que obriga a quem se desloca de carro a erstacionar o mesmo nos parques existentes nas entradas 1 e 2. O preço ronda as 10 Kunas por hora. Já na entrada 3, não se paga, o estacionamento é realizado “onde conseguir colocar o carro”. Mais à frente no texto, esmiúço este assunto. 

Qual a melhor altura para visitar o Plitvice

Se nos meses de verão temos imagens de águas azuis turquesa e cristalinas, como esta:

Já nos meses de inverno temos esta espetacularidade cénica:

Tente evitar a todo o custo os meses de Julho, Agosto e até aos primeiros 15 dias de Setembro. Nestes meses, no Plitvice, são descarregados diariamente milhares de turistas que conseguem provocar longas filas de congestionamento de pessoas ao longo das várias áreas de trilho existentes no parque.

Quer por experiência própria quer pela opinião de terceiros, a melhor altura para visitar o Plitvice é sem dúvida alguma na época baixa, isto é, no intervalo compreendido entre os meses de Outubro e Maio.

Se é daqueles que somente pode viajar na altura de verão, esperam-vos enormes filas e muita paciência…  procure datas como finais de Junho e de setembro.

Ao comprar o bilhete, a que tenho direito?

O Parque Nacional dos Lagos Plitvice inclui além das infraestruturas e trilhos, algumas travessias de barco e deslocações de autocarro no seu interior.

#1, #2 e #3 – Entradas

P1, P2 e P3 – Terminais de Barco 

St1, St2 e St3 – Paragens de Autocarro

Quando adquirimos o bilhete para o Plitvice, este dá-nos a possibilidade de:

– Atravessar uma vez de barco o Lago Kozjak entre os terminais P3 e P2 ou vice-versa;

– Realizar uma ligação de autocarro entre os pontos ST3 a ST2 e ST2 a ST1, ou no sentido inverso;

– Atravessar de barco as vezes que necessitarmos entre os terminais P1 e P2 ou/ P2 e P1.

Para os que perguntam, compro o bilhete de um ou dois dias? Se pretende conhecer o parque, compre bilhete para apenas um dia. Se pretende fazer trekking, então compre um bilhete de dois dias e assim poderá realizar umas boas caminhadas, sempre com belos cenários.  

Qual a entrada do parque que devo escolher?  

Entrada um, dois ou três…. Desconhecida da maioria das pessoas a entrada 3 é sem dúvida alguma a mais interessante e conveniente, pois além de não pagarmos o estacionamento, temos o bónus de podermos visitar na zona dois miradouros que nos dão uma panorâmica de grande parte do parque desta vez de cima, exatamente donde são tiradas a maioria das fotografias impressas nos souvenirs.

Não se esqueça, deve chegar lá cedo! Não existe muito espaço para estacionamento. 

Contudo, a entrada 3 tem alguns senãos… não tem lojas de “souvenirs” 😊 

Aqui fica o mapa da entrada e respetivos miradouros

No interior do Plitvice, que percurso devo realizar ?

Este parque foi idealizado e estruturado a pensar no bem-estar dos que o visitam.

Nas entradas do parque estão expostos e assinalados com letras os vários percursos existentes com a respetiva duração. Existem para todos os graus de exigência, desde os 3.500 metros aos de 18.300 metros, e com durações de duas a 8 horas. 

Sendo as partes mais interessantes do parque as zonas com cascatas e quedas de água, o melhor trajeto a seguir será aquele que lhe proporcionar mais circuito nessas zonas. Assim, deverá escolher o Programa H, pois é o mais completo. Inclui travessia do lago de barco, a ligação de autocarro, e tudo isto num percurso tranquilo que não ultrapassa as 6 horas de duração e os 8.900 metros de extensão.

Como se deslocar pelo Plitvice

Quer entre pela entrada um, dois ou três, a primeira coisa que tem de decidir é o seu sentido de marcha. Para ajudar, vou apresentar aqui uma simulação para cada entrada sempre com o programa H:

Vamos partir do princípio que estacionou o carro na entrada 1. Como está na zona dos lagos inferiores (Lower Lakes), ao entrar no parque e ao ver tamanho cenário, o seu cérbero apontará todas as suas baterias no sentido das cascatas presentes no local. Assim terá de descer uns quantos metros para apreciar as pequenas cascatas e a imponente grande cascata (The veliki slap). Estando lá em baixo, com tal beleza o seu cérbero já não o deixará subir e assim começará a realizar o seu percurso, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Seu próximo destino, P3. Chegado a P3 deverá apanhar o barco e atravessar o lago. Chegado a P2, zona dos lagos superiores (Uper Lakes), deverá seguir percurso a pé até St3. Já em St3, apanhe o autocarro e deixe-se levar até à sua entrada, entrada 1. Fim de percurso. Poderá sempre sair do autocarro na paragem St2 e realizar a mini travessia de barco entre os pontos P1 e P2 e o inverso P2/P1. Findo esta passeata, retorne ao autocarro e viaje até à sua entrada (entrada 1). Ou, realize a ligação à sua entrada (entrada 1) a pé pelo trilho paralelo ao lago.

Para a entrada 2. Como está na zona dos lagos superiores (Uper Lakes), na entrada do parque os seus olhos vão automaticamente apontar para o lago e assim descer até P1. Realize a travessia de barco entre P1 e P2. Chegado a P2 terá de decidir que sentido tomar:

– Se for para a esquerda, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, vai realizar o percurso a pé até St3, descer de autocarro até St1, visitar a zona dos lagos inferiores (Lower Lakes), caminhar a pé até P3 e por fim atravessar de barco o lago até P2. Liga novamente de barco P2 a P1 e termina a visita.

– Já se for para a direita, sentido ponteiro do relógio, atravessa o lago ligando os pontos P2 a P3, percorre a zona dos lagos inferiores (Lower Lakes), realiza uma subida até St1, apanha o autocarro e vai até St3, visita a zona dos lagos superiores (Uper Lakes) e chegado a P2, atravessa de barco para P1 e termina a visita.

Contudo, fica aqui a dica: O melhor sentido para visitar o parque é, sem dúvida alguma, o sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Exatamente como está representado no mapa acima.

Para a entrada 3, a minha preferida, teremos de descer até P3, e decidir que caminho tomar esquerda ou direita, lagos superiores (Uper Lakes) ou lagos inferiores (Lower Lakes)? Já sabem a minha opinião. Ligar P3 a P2 e realizar todo o percurso no sentido anteriormente descrito.  

Não se esqueça, não existe nenhuma regra de sentido, pode optar por circular no trilho que quiser. Contudo, torno a frisar, independentemente do sentido que vai, somente pode realizar uma única travessia de barco entre os pontos P3 e P2 / P2 e P3, e autocarro também uma única vez.      

Posso almoçar no Parque?

Pode e deve! Nas entradas 1 e 2 do parque, bem como nos pontos P3 e P1, St3 e St2, existem vários locais onde poderá comprar o seu almoço, ou se preferir levar de casa terá à sua disposição mesas para o devido efeito.

Se preferir pode comer a sua sande encostado à sombra de uma árvore ou apreciar uma cascata, não se esqueça: no final leve o lixo consigo!

Deixe um Comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e manuseio dos seus dados por este website. Veja a nossa Política de Privacidade. Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fique a saber como são processados os dados dos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao avançar está a concordar com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website. Aceitar Veja a nossa Política de Privacidade