Artigos EUA

Grand Canyon

Na lista das 7 maravilhas naturais do mundo, o Grand Canyon não desaponta nenhum dos seus visitantes. Localizado inteiramente no norte do Arizona, é um dos mais espetaculares exemplos de erosão em todo o mundo. O parque estende-se ao longo de 455 km do rio colorado e terras adjacentes.

O Parque Nacional do Grande Canyon está dividido em dois sectores principais, norte (North Rim) e sul (South Rim).

Apesar dos seus pontos de observação (North Rim e South Rim) estarem separados apenas por 17km de distância entre eles, para ligar os mesmos por estrada são necessários percorrer mais de 300 km.

Existe ainda mais um ponto de observação para o Parque Nacional, o Grand Canyon Skywalk (West).

Apesar da entrada para o Grand Canyon North Rim, estar à mesma distância de Las Vegas que a sua congénere do Sul (South Rim), a mesma não recebe tantos visitantes, por diversos fatores, sendo o mais preponderante o facto da Route 66 passar paralelamente na zona sul do Parque Nacional e ter cidades como Williams e Flagstaff a cerca de uma hora da vila do Grand Canyon.

Se o Grand Canyon é o prato principal que procuramos degustar, não deixa de ser verdade que Las Vegas são as entradas preparadas por um chef de alta culinária.

Mais de 90% dos visitantes do Grand Canyon começam a sua aventura por Las Vegas, antes de rumarem a este Parque Nacional.

Para quem está em Vegas, e pretende visitar o Parque Nacional, e só dispõem de um dia, são várias as opções disponíveis:

– Por carro, a entrada mais próxima (Grand Canyon Skywalk) situa-se a duas horas de distância. No percurso ainda terá a possibilidade de contemplar a Hoover Dam, a principal barragem que domou o rio colorado e abastece de eletricidade Vegas. 

– Existe também uma panóplia de tours diários ao nosso dispor, dos quais destaco o passeio de helicóptero, avião e o ATV (Moto quatro). Para os mais aventureiros, é ainda possível explorar o rio colorado e os seus rápidos (Rafting). O único senão: os preços exorbitantes que são praticados pelas empresas turísticas.

Se dispõe de vários dias, então a conversa é outra!

Onde ficar alojado?

SOUTH RIM

Se tem tempo e vai à descoberta do Parque, então, aconselho vivamente a alojar-se em Williams ou Flagstaff, à entrada da zona Sul (South Rim). Os preços praticados pela hotelaria no local são aceitáveis e ainda temos a vantagem de estarmos em plena histórica Route 66. Se quiser ser mais extravagante opte por dormir num dos hotéis ou lodge no interior do parque.

NORTH RIM

Se o seu objetivo for realizar trekkings de perder o fôlego pelo Grand Canyon, aí aconselho alojar-se em Kanab ou Colorado City, a cerca de duas horas da entrada Norte (North Rim). 

Como visitar o Parque?

Na maioria dos Parques Nacionais nos Estados Unidos paga-se para entrar, e o Grande Canyon não é exceção. Os preços de entrada para o sector Norte e Sul oscilam entre 20$ entrada individual a 35$ um carro com 4 ocupantes. Se pretende visitar de carro mais alguns parques nesse mesmo ano, opte por comprar o passe anual de 80$, no qual estão incluídos uma lista infindável de outros parques.

Relembro que o Grand Canyon Skywalk, tem um preçário próprio.

Já deve ter percebido que a área mais popular e atrativa é a zona Sul do Parque (South Rim).

Chegando de carro à área South Rim, terá de estacionar num dos vários parques disponíveis. Não esquecer, pegue um dos mapas grátis disponíveis para se poder orientar. Existem quatro rotas de autocarro (grátis) para poder movimentar-se pela área e assim visitar o que mais lhe convém. Devidamente assinalados estão também os percursos pedestres e ciclovias ao nosso dispor. 

Existem ainda, espalhados pela área, diversos serviços, desde restaurantes, snack bar, casas de banho, ATM, aluguer de bicicletas, lojas, áreas de picnic, etc.

Se pretende passar um dia completo pelo South Rim, fica aqui a minha sugestão: pela manhã visite a área entre a Village e o Hermits Rest, que contemplam os postos de observação dos quais destaco o Hopi Point, Powell Point e o Pima Point. Após o almoço dirija-se à estação e veja a partida do comboio a vapor. Seguidamente visite o Grande Canyon Visitor Center. Termine o dia dirigindo-se de carro ao Desert View. São cerca de 35km que nos separam de um fabuloso pôr do sol (se não houver nuvens, claro está).

Para quem quiser uma lembrança memorável do Parque Nacional do Grand Canyon, realize a viagem de comboio entre Williams e a Vila do Grande Canyon. O comboio a vapor sai todos os dias de Williams ao início da manhã e regressa ao início da tarde, numa viagem com a duração de 2h15 para cada lado. A paragem na Vila do Grande Canyon tem a duração de cerca de 3 horas e meia. 

Informações adicionais

– Para entrar no Estados Unidos é necessário requerer o ESTA. O mesmo é requerido Online e tem um custo de 14$.

– É necessário adaptador de corrente elétrica. Tipos de tomadas utilizadas: A e B.

– Se pretende conduzir nos Estados Unidos, não se esqueça, necessita da Licença Internacional de Condução. Poderá requerer a mesma no IMTT ou no ACP.

– Na estrada a medida utilizada é a Milha. Uma Milha corresponde a 1.609,344 Metros.

– No que toca a combustíveis a medida de líquido utilizada é o Galão. Um Galão corresponde a 3,79 Litros.

Deixe um Comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e manuseio dos seus dados por este website. Veja a nossa Política de Privacidade. Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fique a saber como são processados os dados dos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao avançar está a concordar com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website. Aceitar Veja a nossa Política de Privacidade