Artigos Vietname

HUÉ

Classificada como Património Mundial pela Unesco, a antiga capital imperial, é hoje um lugar imperdível para os fãs de história e não só.

Localizada na província de Thuan Thien, no centro-norte do Vietname, Hué é atualmente um centro cultural, político, educacional e turístico.

A arquitetura, os seus palácios, o sistema de fortalezas, templos, santuários, casas de jardins e túmulos reais da Dinastia Nguyen valeram em 1993 o primeiro reconhecimento por parte da UNESCO. Já em 2003, a música da corte real de Hué foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial, contribuindo assim para o segundo galardão atribuído por esta entidade.

Banhada pelas férteis margens do Rio Perfume (Huong), a planície em que assenta a cidade de Hué foi outrora a capital feudal dos reis da Dinastia Nguyen, até ao seu último imperador Bao Dai, ter abdicado em 1945. 

É ainda de salientar que a cidade de Hué foi ainda palco, não há muitos anos, de sangrentas batalhas militares (guerra do Vietname), que ainda hoje se fazem sentir nos testemunhos vivos deixados pelas balas nas paredes da Cidade Imperial.    

CLIMA

O clima em Hué contrasta fortemente do norte e sul do Vietname. É um clima tropical húmido, onde a estação seca e abafada vai de Março a Agosto e a estação chuvosa de Agosto a Janeiro. Se pretende ver a cidade em todo o seu esplendor, visite a mesma entre Fevereiro e Abril, quando esta apresenta a sua melhor faceta à luz solar. Já os meses de Junho e Julho são mega escaldantes. De Outubro a Dezembro esperam-nos algumas chuvas com possibilidades de inundações.

COMO CHEGAR A HUÉ

Existem voos diretos e diários de 1h15 de duração tanto da Capital Hanói, como da sua congénere a sul Ho Chi Minh, para Hué, com preços a rondarem os 30€. O aeroporto de Da Nang é o mais utilizado, está situado a 90 km de Hué, a cerca de duas horas de distância. Existe ainda a possibilidade de voar diretamente para o Aeroporto Phu Bai – Hué, este situado a apenas 15 km e a escassos minutos da cidade Imperial.

Porém, uma das maneiras mais interessantes de chegar à Cidade Imperial de Hué é de comboio. Não deixe de experimentar a linha do Reunification Express.  

O QUE FAZER

– Descubra a última família real dinástica do Vietname explorando o que sobreviveu ao seu reinado de 143 anos. Conheça a fenomenal história da Dinastia Nguyen e do seu último Imperador Bao Dai que herdou o trono aos 13 anos, e governou entre 1925 e 1945 até à sua abdicação ao Viet Minh. 

– Visite palácios, templos, túmulos, pontes, pavilhões e teatros, e não deixe de contemplar o legado arquitetónico colonial francês deixado em alguns edifícios, caso dos famosos arcos projetados por Gustave Eiffel da ponte Truong Tien. 

– Realize um passeio de barco (Dragon Boat) ao longo do rio Perfume e visite as últimas moradas de imperadores como o Minh Mang, Khai Dinh e Tu Duc.

– Pedale por entre as fotogénicas ruas de Hué e descubra o dia a dia de um povo milenar. Se está cansado para pedalar, não tem problema…chame um Xích Lô (bicicleta) com chofer pessoal e pronto para lhe mostrar toda a cidade.

– Prove a refinada e lendária comida de Hué! Considerada uma verdadeira forma de arte e não uma simples necessidade básica humana onde pratos que outrora foram servidos a Imperadores tais como “banh loc bot” (pasteis de arroz com carne e camarão), “banh tom cha la” (massa macia envolto em folhas com carne, camarão e ovo), ou simplesmente uma “Che” (sopa), são servidos com todo o seu glamour.

O QUE VER E VISITAR

Descobrir a cidade a pé, bicicleta ou até mesmo de barco é uma “imposição” para quem visita a cidade.

Contudo, as distâncias para alguns marcos históricos da cidade são grandes, sendo necessário recorrer a meios de locomoção mais eficazes, como veículos motorizados (mota ou carro).

Para visitar a área central de Hué, que inclui a Cidadela e algumas das casas de Jardim, a bicicleta é uma boa opção. Já para explorar os diversos túmulos reais e a ponte Thanh Toan, onde a distância é maior, convém optar por outro meio de transporte.

– Cidade Imperial de Hué

Este enorme complexo, cidade e palácio, é hoje património mundial da UNESCO e provavelmente o marco histórico mais famoso do Vietname. Mandado construir entre 1805 e 1832 sob o reinado da Dinastia Nguyen, a Cidade Imperial foi implantada nas margens do rio perfume tendo em conta as acessibilidades fluviais existentes na época.

Reserve uma manhã ou tarde para contemplar, sentir e ouvir os ecos que outrora deram vida a esta Corte Imperial. 

Apesar de grande parte da cidade ter sido destruída durante a ocupação americana no decorrer da guerra do Vietname, outro tanto foi agora fielmente reconstruído.

Palácio Thai Hoa e o Portão do Meio-dia, são alguns dos legados a visitar, onde podemos conhecer uma parte significativa da história do Vietname.

Palácio Thai Hoa

A cidadela está aberta das 8h às 17h30, e tem um custo de entrada de 150.000VND.

– Casas de Jardins

An Hien, Lac Tinh Vien, Ngoc Son Princess, Ty Ba Trang, Tinh Gia Vien, são algumas das casas jardins que podem ser visitadas em Hué. Na sua maioria construídas segundo a arquitetura tradicional Feng Shui, com representações, jardins e templo tudo em harmonia com o universo.

Hoje algumas destas casas jardins foram reconvertidas em hotéis e tenho ainda a salientar que, na sua maioria, são datados anteriormente a 1900.

–  Palácio An Dinh

Encomendada a sua construção por Khai Dinh em 1917, este ornamentado palácio conjuga a fusão do design oriental com o ocidental. À data, a influência francesa que se fazia sentir na corte real, alavancou para o que é hoje grande parte do legado deixado pela Dinastia Nguyen.

Afinidade profunda entre estilos franceses e vietnamitas podem ser observados em tetos, paredes e até no mobiliário desta casa senhorial.       

O palácio está aberto das 8h às 11h e das 14h às 17h. O custo de entrada é de 40.000VND.

Templo da Literatura e Pagode Thien Mu

Não deixe de visitar o Pagode da Senhora Celestial (Thien Mu), foi construído em 1601 e é dos mais antigos edifícios do pais.

Mesmo ao lado, a 1km, está o Templo da Literatura, conhecido como Van Mieu Hue ou Van Thanh, é totalmente dedicado à adoração e memória de Confúcio, conforme prática popular enraizada na maioria dos países asiáticos. Foi construído em 1908 durante o reinado do rei Gia Long.

Para os mais desatentos… um templo da literatura é sinónimo de escola. Aqui poderemos retroceder no tempo e contemplar o sistema de ensino no decorrer da época feudal. Presta-se o eterno respeito às grandes mentes, às tradições e cultura do país.

– Ponte Thanh Toan 

Situada a cerca de 7km do centro de Hué, repousa a ponte Thanh Toan, também conhecida como a ponte com telhas. A par da sua congénere, Ponte Coberta Japonesa de Hoi An, é uma das principais relíquias de pontes do Vietname.

Construída em 1776 no estilo de casa e com um visual ancestral, a ponte está dividida em compartimentos de descanso e devoção, locais de culto e altares.

– Mercado Dong Ba

Localizado na rua Tran Hung Dao, ao longo da margem do rio Perfume, com a imponente descrição CHO DONG BA, reside o mercado mais movimentado de Hué. Das 3h da manhã às 20h da noite, centenas de barracas completamente desorganizadas vendem desde frutos do mar a simples utensílios de cozinha.

Não deixe de espreitar esta azafama diária que se perpetua há várias gerações. 

– Dan Nam Giao

Construído em 1806 durante o reinado do rei Gia Long, o Dan Nam Giao é um local de culto, onde o rei realizava rituais de sacrifícios celestiais. Enquadrado no interior do que é hoje um “parque da cidade”, este altar de três andares é o epicentro das cerimónias que se realizavam uma vez por ano de adoração ao céu.

O primeiro andar do altar é quadrado, de cor vermelha, e representa os humanos. O segundo andar também quadrado, chamado Phuong Dan, de cor amarela, representa a terra. Já o terceiro e último andar é redondo, chamado Vien Dan, de cor azul, simboliza o paraíso. Este estilo arquitetónico reflete o conceito de universo na cultura oriental.

Se gosta de realizar passeios a pé, este local é bastante agradável. Contudo, somente o visite se tiver muito tempo disponível, pois existem outros sítios mais interessantes a visitar.

Túmulos Reais

De barco pelo rio perfume ou de carro, a área sul da cidade está repleta de túmulos reais, não fosse esta considerada a cidade feudal. 

Escolher qual visitar é uma tarefa árdua, cada Tumba é um pedaço de história, com enquadramentos e beleza paisagística única …algo mitológico!

Assim, sugiro que dedique metade de um dia para apreciar duas ou três destas magníficas tumbas mitológicas que não só contam histórias, mas também um dos períodos mais cativantes do Vietname, bem como conquistas militares e o impacto cultural do colonialismo.

KHAI DINH

Para mim é o túmulo mais fascinante. Opulento, mas pequeno monumento, apresenta na sua construção a fusão do feudalismo com o colonialismo francês.

O imperador Khai Dinh, governou entre 1916 e 1925 aquando da ocupação francesa.

Khai Dinh ordenou a construção do seu túmulo ainda em vida, mas o mesmo somente foi concluído pelo seu filho e sucessor Bao Dai, após a sua morte em 1931. 

Considerado por muitos a “marionete” dos franceses, este imperador deixou um legado que reflete não só o seu temperamento como a sua filosofia de vida. 

Aberto das 7h às 17h30, tem um custo de entrada de 100.000 VND.

GIA LONG

Se procura uma pequena aventura, este é o tumulo a visitar. Situado a cerca de 20km da cidade de Hué, o túmulo do imperador Gia Long é o mais antigo e o que tem maior espaço exterior. Lagos cobertos de flores de lótus, pequenas colinas verdejantes revestidas de árvores e várias estátuas, fazem deste local o mais tranquilo para visitar.

Gia Long, foi o imperador que, além de ter cunhado o nome do país “Viêt Nam”, transferiu a capital de Hanói para Hué. Deixa ainda como legado a marca de ter reforçado os valores confucionistas da nação.   

THIEU TRI

Provavelmente o menos visitado pelos turistas, o túmulo do imperador Thieu Tri, está em grande parte ao abandono.

Este túmulo tem ainda a particularidade de ser o único que não é cercado por paredes, estando ainda dividido entre templo para adoração e local de descanso (cripta).  

TU DUC

Considerado o mais pitoresco, esta última residência do imperador Tu Duc, é um verdadeiro hino à arte e poesia.

Em plena comunhão com a natureza, este complexo combina harmoniosamente tudo em que o imperador acreditava: um verdadeiro romântico que escrevia poesia e passeava pelo seu futuro lugar de repouso.

O mesmo deve ser visitado às primeiras horas da manhã ou ao findar o dia, de modo a evitar as multidões de turistas.

DUC DUC

Situado perto do centro da cidade, o túmulo do imperador Duc Duc, que apenas reinou por um breve momento (três dias), é dos mais fáceis de aceder.

Breve reinado e circunstâncias suspeitas na sua morte caracterizam a sua passagem pela governação.

Este atraente tumulo reflete a icônica arquitetura imperial de Hue.

DONG KHANH

Bem preservado, este túmulo em estilo gótico está situado numa tranquila colina, o que lhe confere uma majestosa vista.

O Imperador Dong Khanh reinou por apenas três anos, altura em que o Vietname estava sobre controle dos franceses. Morreu muito jovem e mesmo antes de se ter iniciado a construção do seu túmulo, tarefa que foi posteriormente incumbida ao seu filho.

Este é o primeiro exemplo de estilos combinados dos túmulos de Hue.

Quantos dias são necessários para visitar Hué?

A resposta é: 2 dias.

Contudo, se apenas tem 24 horas aqui fica a dica:

Começar o dia bem cedo é sinónimo de “ carpe diem”.

– Pela manhã agarre numa bicicleta e dirija-se para o Templo da Literatura e Pagode Thien Mu. Retorne pelo mesmo caminho, estacione a bicicleta nos locais assinalados (5.000VND) e comece a visitar a Cidadela de Hue. Somente visite a Cidade Imperial, pois a cidadela é bastante extensa.

– Quando a fome apertar, visite o mercado Dong Ba, de frente para o rio, almoce pelas imediações ou mesmo no interior do mercado.

– Pela tarde, cruze o Rio Perfume e visite o Palácio An Dinh. Seguidamente dê uma espreitadela à casa jardim Lac Tinh Vien. Termine as visitas no túmulo do Imperador Duc Duc.

– Finalize o dia com um passeio à beira rio (Rua Le Loi) e aproveite para jantar no restaurante flutuante Song Huong.

Já se tem os dois dias completos:

– Reserve o primeiro dia para andar de bicicleta e visitar a extensa Cidadela de Hue, Mercado Dong Ba, Templo da Literatura, Pagode Thien Mu. Se lhe sobrar tempo cruze o rio e visite o Palácio An Dinh. Realize um cruzeiro noturno num dos muitos barcos dragão ancorados no rio.

– No segundo dia, alugue uma scooter ou contrate um veículo privado e comece por visitar a Ponte Thanh Toan. Antecipadamente selecione dois ou três túmulos e vá à descoberta dos mesmos. Vai ver que o tempo será bem empregue. Pode terminar o dia em redor do Dan Nam Giao, e comtemplar vários pagodes existentes no local, com principal destaque para o Tu Hieu.    

OUTROS DESTAQUES:

Deixe um Comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e manuseio dos seus dados por este website. Veja a nossa Política de Privacidade. Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fique a saber como são processados os dados dos comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao avançar está a concordar com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website. Aceitar Veja a nossa Política de Privacidade