Os melhores locais para dormir em Bangkok
Sempre que chega a altura de reservar hotel nesta enorme cidade, um comum mortal fica com os nervos em franja, uma vez que são imensas as opções.
Vamos tentar descontraidamente descobrir o local que mais se adequa ao seu perfil de viajante.
Oficialmente, Bangkok está dividida em 50 distritos, com um total de 169 subdistritos.
Sabe-se que a maioria dos turistas ficam alojados nas zonas entre a área da Praça Siam (Siam Square), Pratunam e Sukhumvit, não somente por ser a zona “meca das compras”, mas também pelo fácil acesso aos transportes públicos, metro, Skytrain e Airport Rail Link.
Esta área estende-se por vários quilómetros entre a praça Siam e a zona nascente até Sukhumvit. Enormes áreas comerciais, shoppings, restaurantes, bares e uma enorme vida noturna, fazem desta área a preferida dos que a visitam.
Mesmo assim, cada distrito na cidade tem as suas caraterísticas que a fazem ser única.
Pratunam
Para quem não gosta de andar às voltas com as malas atrás, é um dos lugares de mais fácil acesso para os que entram e saem da cidade pelo Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi.
Somente terá de apanhar o metro situado no piso inferior do aeroporto e realizar uma viagem de cerca de 40 minutos para o centro da cidade (Pratunam). Opte por sair numa das seguintes estações: Makkasan, Ratchaprarop ou PhayaThai.
Por quê Pratunam? Porque além de ser uma zona central onde encontra tudo o que necessita é também a zona mais económica em termos de hotelaria. Facilmente encontrará um hotel ou Guest House de valor reduzido. Adicionar a tudo isto, tem ainda os mercados de rua, centros comerciais, e um punhado de locais turísticos que aconselho.
Pontos fortes: Transportes públicos, hotéis para todos os preços, restaurantes económicos, mercados de rua e muitos centros comerciais.
Siam Square
Se tivermos de escolher um local para intitular de centro de Bangkok, é com certeza aqui que o marcaríamos. Meca das compras, com diversos centros comerciais (MBK, Central World, Siam Center, Paragon e discovery, etc…), lojas de luxo, livrarias, restaurantes de topo, cinemas, cafés, hotéis de luxo, ou seja, é o verdadeiro centro de entretenimento.
Para os aficionados da seda, aconselho a visita à casa museu Jim Thompson House, o americano que revolucionou a indústria tailandesa da seda.
Sukhumvit
Se pretende hotéis de luxo, restaurantes sofisticados e vida noturna, Sukhumvit é o lugar certo. Apesar da maioria dos locais não estarem concentrados todos no mesmo sitio, a sua visita é facilitada pelo Skytrain, uma vez que este percorre toda a extensão de Sukhumvit.
É ainda conhecido pelos seus distritos vermelhos, Nana Plaza, Soi 4 e Soi Cowboy.
Não deixe de visitar o Shopping Terminal 21.
Silom Road / Sathorn Road
De dia, é a área financeira da Tailândia também conhecida como “Thai Wall street”; à noite, quando o sol se põe, vira o distrito mais famoso da cidade. O ambiente muda drasticamente, as ruas enchem-se de vendedores ambulantes, barracas onde se vende de tudo e com imensa comida de rua. Turistas e moradores vêm aqui jantar, fazer compras e visitar o mais conhecido mercado noturno de Bangkok. Patpong (Distrito Vermelho), uma mistura de vendedores de rua com go go bares sempre apinhados de gente.
Cidade velha (Rattanakosin/Ratanakosin)
Área histórica delimitada pelo rio Chao Phraya e adjacentes canais que serviram de fosso à cidade velha, é o local onde poderá encontrar o Grande Palácio e o Wat Pho. Lembre-se sempre de vestir-se adequadamente: cubra os ombros e pernas e não use chinelos.
A zona está repleta de marcos históricos e de hotéis boutique, mas tem um grave problema de acessibilidade.
Khao San Road
Lar dos mochileiros, a rua Khao San Road é sem dúvida alguma uma das áreas mais económicas para ficar hospedado. Se viaja com um orçamento limitado, adora festas a todas as horas e quer travar amizade com outros viajantes, não irá ficar defraudado. Complementam este local, mercados noturnos, algumas atrações culturais, caso do Forte Phra Sumen, e dois templos budistas: Wat Chana Songran e Wat Bowonniwet.
O grande senão, são os transportes públicos, terá sempre de apanhar autocarro, táxi ou tuk-tuk para aceder às principais linhas de metro.
Chinatown ( Rua Yaowarat)
A rua Yaowarat é a casa oficial da Chinatown de Bangkok.
Lugar louco e super agitado, Chinatown está repleto de templos, santuários, restaurantes, shoppings, mercados e mercadinhos. Não era de esperar outra coisa.
Evite ficar alojado nesta zona, pelas seguintes razões: é muito barulhenta, tem poucos hotéis e em termos de acesso não é muito prático, pois não passa por lá o skytrain.
Riverside
A área de Riverside é onde estão a grande maioria dos bons hotéis de Bangkok.
Como as principais atrações culturais de Bangkok estão perto do rio, faz todo o sentido ficar alojado nesta área. Wat Arun, Palácio Nacional, Museu Nacional Royal Barges, mercados flutuantes e, claro está toda a orla costeira do rio Chao Phraya. Tem ainda a vantagem de ser uma das zonas mais tranquilas da cidade.
Não se esqueça, se está “curto” de dinheiro esta área não é para si. 😊
Ratchadaphisek
Situado a nordeste de Bangkok, tem vindo nos últimos anos a virar moda. Contribuíram para isso os enormes centros comerciais, como o The Esplanade, restaurantes, clubes, bazares e mercados noturnos, imensas casas de massagem, e alguns bares, grande parte situados na Royal City Avenue.
Dusit
Centro político e administrativo da Tailândia, conhecido também pelo jardim zoológico, o bairro abriga o Parlamento Nacional e o Palácio Real e umas quantas largas avenidas e belos jardins.
Bastante bom em termos de acessibilidade, mas péssimo em termos azáfama diária.
Não há muitos turistas hospedados nesta área.
Phahonyothin
A norte de Bangkok, é o distrito onde podemos encontrar o enorme mercado de fim de semana, Chatuchak. São milhares de barracas onde se vende absolutamente tudo que pode imaginar.