Aqui fica o meu Top 5 dos locais a visitar na sua passagem por Bangkok.
1 – O Grande Palácio de Bangkok
Inaugurado pelo Rei Rama I, em 1782, o complexo do Grande Palácio abrange uma área de 218.000 metros quadrados, foi construído para servir de residência do Rei e também para albergar todos os serviços administrativos da nação… bem como para celebrar a nova capital – Bangkok.
Os dois primeiros edifícios erguidos dentro do complexo foram o Salão do Trono Dusit Haha Prasat e o Phra Maha Monthian, no qual está inserido o Buda Esmeralda, feito de uma única peça de jade verde, revestida a ouro e diamantes; é considerado a principal atração do complexo.
Ao longo dos anos seguintes foram acrescentados outros grandes edifícios.
O bilhete custa 500 Bath, inclui visita ao templo do Buda Esmeralda e a visita ao Teatro Real (Sala Chalermkrung) para contemplar a dança clássica de máscaras tailandesas.
Horário: Todos os dias das 08h30 às 15h30.
Relembro os mais distraídos que, para aceder ao Complexo do Grande Palácio, é obrigatório o uso de calças para ambos os sexos. Portadores de calças rasgadas ou justas não são autorizados a entrar no recinto. É também expressamente proibido o uso de T-shirts cabeadas e tanto os ombros como as costas deverão estar sempre cobertos.
2 – Templo What Pho (Buda Reclinado)
Originalmente chamado de Wat Photharam, referindo-se ao mosteiro da árvore Bodhi em Bodh Gaya, Índia, onde Buda alcançou a iluminação, o What Pho é dos Templos Budista mais antigos da cidade. O Templo alberga o Buda reclinado de 46 metros de comprimento, é folheado a ouro e a sua pose representa a completa entrada na iluminação espiritual, encerrando assim todas as reencarnações mundanas. O Templo está situado a sul do Grande Palácio.
A entrada no Templo custa 100 Bath.
3 – Templo Wat Arun
Templo do amanhecer ou templo da aurora, o Wat Arun é um dos templos mais bonitos, não só pela sua localização na margem /na orla marítima no rio Chao Phraya, mas também pela sua beleza arquitetónica, decorado com porcelana esmaltada e louças benjarong importadas da China.
É de salientar, que, em 1778, o rei Taksin após ter saído vitorioso na guerra com o vizinho Laos, recuperou o Buda de Esmeralda, e o mesmo foi transferido para o Wat Arun, consagrando assim a sua importância como Templo. Em 1782, o Buda Esmeralda segue para a sua nova e eterna residência, o Grande Palácio na nova capital do império.
4 – Templo Wat Saket e Phu Khao Thong (Montanha Dourada)
Antigo templo do período de Ayutthaya, anteriormente conhecido como Wat Sakae, o Templo Wat Saket Ratcha Wora Maha Wihan, geralmente abreviado para Wat Saket é um templo budista cujo nome significa “lavar o cabelo”, uma vez que se acredita que, após a guerra no caminho de regresso, o rei Rama I entrou neste templo para tomar banho e lavar o cabelo, antes de entrar no centro da cidade.
Mas a estrela da companhia é o famoso Phu Khao Thong (Golden Mountain/Montanha Dourada), é uma colina artificial íngreme dentro do complexo Wat Saket. Reza a história que o Rei Rama III, neto do Rei Rama I, decidiu construir um chedi (Stupa) de grandes dimensões dentro de Wat Saket, tendo o mesmo desabado no decorrer da sua construção. Nas décadas seguintes, a estrutura abandonada coberta de vegetação adquiriu a forma de uma colina natural, levando os locais a apelidarem-na de phu khao (montanha). Somente no final do século 19 o chedi foi reconstruído, recebendo uma relíquia de buda trazida do Sri Lanka para a sua inauguração. As paredes de betão, que hoje vemos em redor da colina, foram adicionadas já em pleno seculo XX, com o intuito de impedir a erosão da mesma.
5 – Templo Buda de Ouro (Wat Traimit)
É sem dúvida o mais fascinante templo de Bangkok. Por quê? Pois… alberga a maior estátua de Buda em ouro maciço do mundo, pesa cerca de cinco toneladas e meia, tem quase 4 metros (3,91m) de altura e 3 de largura (3,01m). A estátua de buda sentado com as pernas cruzadas, conhecida como Phra Phuttha Maha Suwana Patimakon, é um dos locais de peregrinação mais procurados, amado e reverenciado em toda a Tailândia.