Cidade Antiga de Hoi An (Vietname)
Localizada na província central de Quang Nam, margem norte perto da foz do rio Thu Bom, a Cidade Antiga de Hoi An, ou simplesmente Hội An, situada na costa central do Vietnam, é um excecionalmente bem-preservado exemplo de um porto comercial do Sudeste Asiático, datado dos séculos XV a XIX.
A história da grande diversidade cultural da antiga cidade portuária reflete-se na sua arquitetura, uma combinação de eras e estilos que inclui desde lojas de madeira, templos chineses, coloridos edifícios coloniais franceses, enfeitadas casas vietnamitas com vários andares, canais antigos e a lendária ponte coberta japonesa de Chùa Cầu.
Procurada por turistas de todo o mundo, famosa pela arquitetura, comida e pelas suas inúmeras lojas de alfaiataria, Hoi An, a colorida e pitoresca aldeia teve sucesso na preservação e conservação das suas encantadoras raízes, sendo assim presenteada ao ser declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, em dezembro de 1999.
“Em grande número, todos os anos chegavam comerciantes de vários pontos do globo atraídos pelas grandes feiras internacionais aqui realizadas. Japoneses, chineses, holandeses e indianos aqui foram estabelecendo-se e construindo os seus próprios alojamentos para habitação permanente, criando assim uma concentração única de monumentos arquitetónicos de várias formas: casas de convivência, salões para assembleias, casa comunal, pagodes, santuários, templos, pontes, mercados e o seu primordial e preservado cais. Estão espalhados ao longo das ruas, são um bom exemplo das cidades orientais simbólicas da meia-idade. Tão maravilhosa com suas atividades culturais, hábitos e costumes antigos e tradicionalmente bem mantidos, a cidade é hoje um museu vivo da arquitetura e do estilo de vida urbano daquela época”
COMO CHEGAR A HOI AN
Existem duas maneiras de chegar a esta incrível e pitoresca cidade: comboio ou avião, tendo em ambos os casos como ponto de entrada a cidade de Da Nang, a norte de Hoi An.
Se está em Hanói ou Ho Chi Minh (Saigon), poderá apanhar o comboio “Reunification Express”, demora cerca de meio dia, os quais poderão ser passados a desfrutar da paisagem ou na cavaqueira com os outros passageiros. Se não gosta de ligações muito demoradas, opte pelo avião, a Vietjet Air realiza vários voos diários para Da Nang, com a duração de 1h20, e com um custo a rondar os 30€.
Chegado a Da Nang, terá sempre de arranjar um transfere para completar os 30km até Hoi An.
Existem autocarros diários com saída da Estação Central de Da Nang, que operam das 5h30 às 17h50. Já a paragem em Hoi An fica a 2km do centro da cidade velha. Preço, cerca de 1$.
Poderá também optar pela ligação de Carrinha (Van) com o preço aproximado de 6$, ou ainda de táxi (20$).
ONDE FICAR ALOJADO
Cidade pequena, plana e de fácil locomoção entre os seus diversos pontos de atração, Hoi An proporciona aos seus visitantes alojamento para todos os gostos e preços: desde um simples Hostel a hotéis, resorts, vilas e pousadas tudo espalhado ao longo dos seus 4 pontos cardeias.
Como a cidade velha está separada da zona litoral (praias) somente por 4km de distância, compreende-se que muita parte do alojamento disponível esteja nesse mesmo local.
Assim, se vai realizar uma passagem fugaz por Hoi An, sugiro que fique alojado na ou em redor da cidade velha. Já se a sua estadia é mais prolongada, opte por ficar e desfrutar da zona litoral.
Cidade plana é sinonimo de bicicleta. Grande parte da população e a maioria dos turistas, visitam e movimentam-se pela cidade empoleirados nestes amigos do ambiente. Assim, antes de escolher o seu alojamento certifique-se se o mesmo tem bicicletas disponíveis e grátis para assim poder passear tranquilamente pela cidade.
A MELHOR ALTURA PARA VISITAR
Qualquer altura é boa para visitar Hoi An. Contudo, nos meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro é quando ocorre mais precipitação. Quanto a temperatura a mesma não tem grande oscilação mantendo-se normalmente entre os 25º e os 30ºC.
Mas escolher a melhor altura para visitar o Vietnam, não é assim algo muito simples, pois se em Hoi An pensamos excluir a visita nos últimos meses do ano, já em Hanói (capital) e Ho Chi Minh (Saigão) os meses a evitar são de Maio a Outubro com elevada precipitação.
O QUE FAZER EM HOI AN, TOP 5 + 1
1 – Realize um passeio de bicicleta
A grande maioria dos hotéis dispõem gratuitamente de bicicletas para os seus hóspedes. Se não for o seu caso, alugue uma (1 a 2€ dia) e parta à descoberta de Hoi An e paisagem adjacentes. Perca-se por entre arrozais, quintas e lagos com patos e descubra em primeira mão o cotidiano vietnamita.
Dica para um dia bem passado: Pela manhã, saindo da cidade antiga de Hoi An, avance para norte em direção às ruas Lý Thường Kiệt e Lý Thái Tổ. Emaranhe-se nos trilhos de bicicleta locais (mapa em anexo) sempre com o norte no seu horizonte, contemple ainda alguns pagodes e túmulos. Ao findar a manhã dirija-se para a praia de An Bang, e almoce num dos muitos restaurantes de peixe e frutos do mar sempre frescos. De tarde percorra parte da marginal, no sentido sul e disfrute das diversas praias existentes. Para regressar ao centro da cidade utilize a rua Cửa Đại.
2 – Realize um passeio de barco
Numa cidade sitiada por canais de água e ilhas, nada melhor que realizar um passeio de barco para poder assim conhecer melhor Hoi An. Se aprecia um magnífico e diferente pôr do sol, tem aqui uma oportunidade única. Escolha então o final da tarde para realizar tal passeio.
Ao cair da noite no velho cais de Hoi An é ver os locais a passearem de barco pela artéria principal do rio Thu Bon e a colocarem velas acesas no rio, em sinal de boa sorte…
Para os mais aventureiros existe ainda a opção de realizarem passeios de caiaque.
3 – AULA DE CULINÁRIA
Quem nunca ouviu falar na cozinha vietnamita?
Não deixe de regressar a casa sem esta recordação de viagem. Aprenda a cozinhar alguns dos pratos mais icónicos.
Com a duração de meia dúzia de horas, estes minicursos proporcionam uma experiência única, onde aprendemos num mercado local, a selecionar os produtos que iremos confecionar nessa mesma aula.
Em alguns desses cursos, temos ainda uma ligeira passagem por um produtor local, onde aprendemos um pouco mais sobre todo o processo de cultivo de alguns desses mesmos alimentos.
Posteriormente, temos a aula propriamente dita, onde misturamos e confecionamos os produtos comprados.
Não terminamos a aula sem degustar e pôr à prova a nossa veia culinária.
Resta informar que existem várias “escolas” e cursos de culinária em Hoi An. A empresa Red Bridge é uma das mais utilizadas pelos turistas.
4 – Sessão de Compras
Hoi An é conhecida internacionalmente pela sua alfaiataria. São inúmeras as lojas onde podemos confecionar um fato à nossa medida. Contudo, não só de tecidos floresce esta cidade, são centenas de lojas ao nosso dispor com pertinentes artigos de consumo para um qualquer comprador compulsivo😊.
Perca-se por entre vielas e ruas e descubra toda uma oferta de roupas, acessórios de moda, candeeiros, doces, artigos de papelaria, joias, cerâmicas e até uma das mais prestigiadas lojas de construção de réplicas de barcos em madeira.
5 – Descubra a pé a cidade antiga
Perca-se na intemporalidade desta cidade. Percorra as suas ruas, visite os seus templos e pagodes, cruze a Ponte Japonesa, conheça a Casa Tan Ky, assista a um espetáculo de dança e não deixe de visitar um qualquer Roof Toop quer seja para comer e experimentar as especialidades locais ou simplesmente disfrutar de um café.
Mas se Hoi An é uma flor, à noite é quando ela desabrocha. Encantadora e sedutora a Cidade Antiga de Hoi An, classificado património mundial pela UNESCO, é a cidade das luzes eternas.
São milhares de lanternas de papel iluminadas, espalhadas por toda a cidade que dão o mote a quem a visita. O Rio Thu Bon, também ele completamente iluminado reflete os brilhos cintilantes desta magnífica cidade.
+1 PROVE ALGUNS DOS MELHORES PRATOS TRADICIONAIS VIETNAMITAS
Produtos hortícolas e peixe fresco são sinónimos sempre de boa cozinha.
Anthony Bourdain, o famoso, mas já falecido, apresentador do programa de comida e viagens “Parts UnKnown”, declarou precisamente em Hoi An ter comido a melhor sandes Banh Mi do mundo. Morada da Banh Mi do Phuong, 2B Phan Chau Trinh, Hoi An.
Desde essa altura, as filas para comprar a sandes são enormes.
White Rose, Spring Rolls, Fried Wontons, Cao Lầu, Mì Quảng, Banh Xeo são ainda alguns dos pratos a provar.
Temos ainda alguns restaurantes de fusão que conjugam o tradicional com o moderno. Prove o atum do restaurante Mango Mango, vai ver que é divinal.
O QUE VISITAR
Tecnicamente, para entrar e circular na Cidade Antiga de Hoi An, é necessário comprar bilhete. Contudo, salvo em algumas exceções, raramente a entrada é controlada. Porém, como vamos necessitar de pagar para visitar alguns dos locais o melhor é mesmo adquirir o respetivo bilhete.
Assim, antes de começar a visitar o que quer que seja, aconselho a dirigir-se a um posto de atendimento turístico ou posto de informação (cabanas de madeira), estão espalhados pelas diversas entradas da cidade, e adquirir o passe da cidade com um custo de 150.000 VND. O mesmo inclui 5 visitas, que poderão ser utilizadas em diversos locais, dos quais destaco a Ponte Japonesa, sim porque para entrar e atravessar a ponte temos de pagar, ou num qualquer espetáculo de dança e folclore local, entre muitos outros.
A atração premium de Hoi An é, sem dúvida alguma, toda a área da cidade velha, repleta de vibrantes cores, texturas, sons e sabores. Já no seu interior temos a famosa Ponte Coberta Japonesa, maior símbolo de Hoi An, as residências tradicionais ( Old Houses) no caso da Tan Ky e muitas outras, os templos (Comunal Houses), os salões de reuniões (Assembly Halls), bem como alguns museus, mercados e centros de arte e performance.
A NÃO PERDER :
– Ponte Coberta Japonesa
Símbolo principal, construída no final do século XVI (1590), com o intuito de ligar o bairro japonês ao chinês.
– Old Houses:
Tan Ky; Quan Thang; Phung Hung; Duc An; Tran Family’s Chapel; Nguyen Tuong Family’s Chapel.
As casas antigas são casas particulares de um ou dois pisos, cheias de símbolos e superstições.
A Casa Antiga de Tan Ky, construída no século 18 por um mercante vietnamita é sem dúvida alguma a mais bem preservada em toda a Hoi An. Arquitetonicamente construída e inspirada numa fusão de estilos Japoneses, Chineses e vietnamita, com soberbos entalhamentos esculpidos em madeira, sem janelas e apenas um átrio central, bonitas decorações, texturas e padrões com significados e mensagens da filosofia oriental.
– Communal Houses
– Cam Pho ; Minh Huong; Quan Cong Temple
– Assembly Halls
– Phuc Kien ; Quang Trieu ; Trieu Chau ; Hai Nam
– Mercado Central de Hoi An
Toda a gente sabe que um mercado é um dos espelhos da sociedade e dos seus hábitos alimentares. Após horas a explorar a cidade, nada melhor que realizar uma paragem para retemperar baterias.
Descubra lojas e vendedores, sinta cheiros e sabores, sente-se num dos muitos restaurantes no interior do mercado e experimente algumas das iguarias gastronómicas da região a preços imbatíveis.
– Ruínas de My Son
Cerca de 40km e uma hora de distância separam Hoi An de My son (Santuário do Meu Filho), na fronteira montanhosa do distrito de Duy Xuyen, na província de Quang Nam. Património Mundial da UNESCO, os templos da torre foram construídos ao longo de dez séculos (4 a 13 dC) pelo reino de Champa.
Este enorme complexo de templos, espalhados por vários hectares, deve as suas origens espirituais ao hinduísmo indiano, pois muitos destes templos foram erigidos em homenagem às divindades hindus: Krishna, Vishnu e Shiva.
Para visitar, existem vários operadores turísticos em Hoi An que realizam este passeio. Contudo, porque não alugar você mesmo uma motorizada e partir à aventura?
– Hoi An Performance House of Traditional Art
Existem espalhados pela cidade diversos centros de arte, que apresentam espetáculos de música e dança tradicional, que nos transportam para o que é hoje a cultura do Vietnam.
Talentosos dançarinos e músicos trajados a rigor invocam canções melancólicas e outros tipos de cânticos. Taxa de entrada, já está incluída no nosso passe da cidade.
– Mercado noturno (Night Market)
Atravessando a Ponte das Luzes (situada mesmo em frente à Ponte Coberta Japonesa) damos de caras com a ilha de Hoi An, lar de um dos mais belos mercados noturnos do mundo. Imagem de marca, os candeeiros de Hoi An, são vendidos aqui em todos os formatos e cores. Joias, roupas, quinquilharias e muita mais tralha poderá ser ainda aqui adquirida. Não deixe de experimentar neste local a comida de rua, vai ver que é um deleite.