Local emblemático e de homenagem a Bartolomeu Dias e Vasco da Gama, o Cabo da boa esperança foi, é e será sempre sinonimo de perseverança humana. Situado a cerca de 70 km da cidade do cabo, a península do cabo é passagem obrigatória para todos os portugueses que visitem a cidade, quer por mera curiosidade, quer para prestar a sua homenagem a estes navegadores.
A saber :
- Normalmente os Tours ao Cabo incluem 3 paragens (visitas), são elas: 1 – Cape Point; 2 – Cabo da Boa esperança; e 3 – Praia de Boulders para contemplar os residentes locais (Pinguins).
- É ainda possível realizar um trekking entre a paragem número 1 e a número 2. Ou seja, poderá solicitar ao seu transfere que, após o deixar no local 1, avance de carro para o local 2 e aguarde a sua chegada, ou vice-versa.
Agora sim, a explicação de como visitar o Cabo da Boa esperança, Cape Point e a Praia de Boulders (Pinguins)
Na realidade não faltam soluções para visitar o Parque Nacional Table Mountain (Cabo da Boa Esperança), quer seja por excursão organizada, táxi, autocarro descapotável pintado de vermelho brilhante 😊 (Hop on Hop Off), e até mesmo de comboio.
Para quem não gosta muito de aventuras, a solução é, contratar um tour numa agência local. Outra hipótese é, no hotel solicitar um transfere, ou reservar pela internet. A solução mais utilizada pelos turistas é o autocarro vermelho.
Para quem gosta de aventuras, aqui fica a descrição pormenorizada de como visitar a península de comboio. Na realidade não vamos somente utilizar o comboio, teremos de contratar um veículo de 4 rodas …. mas… já lá vamos.
A aventura começa na estação central de comboios da cidade do Cabo onde terá de apanhar um comboio com destino a Simon’s Town, que é a última paragem do comboio. O bilhete custa a módica quantia de 33 Rands, cerca de 1,70€ e existem comboios a quase todas as horas.
É de salientar que os últimos quilómetros do percurso do comboio são realizados junto ao mar, o que nos proporciona uma paisagem fenomenal.
De Simon´s Town ao Cabo, separam-nos ainda cerca de 25 km, que terão de ser realizados de carro.
Para tal, terá necessidade de negociar no local um transfere, pode ser táxi ou melhor ainda um serviço privado.
Existe a HGTS Tours, empresa de transferes que está instalada mesmo ao lado da estação. Aí poderá negociar o transfere. Em média por carro, duas pessoas pagam 600 Rands, 300 cada uma. Contudo, se viajar em grupo o valor vai baixar substancialmente.
Se não conseguir entender-se com estes senhores (HGTS), a solução é avançar em direção ao centro da cidade e aí negociar com um táxi local.
A juntar à despesa deste transfere, terá de ter em conta que: para entrar no Cape Point terá de desembolsar 147 Rands por pessoa, no local se quiser subir de funicular são mais 70 Rands e no regresso para visitar os pinguins terá ainda de somar mais 76 Rands pp.
Este circuito de carro demora, em média, cerca de 4 horas.
Por norma a primeira paragem é no Cape Point, onde terá à sua disposição um teleférico para o guiar até ao ponto mais alto do local. Se preferir poderá subir a pé.
A segunda paragem será no Cabo da Boa esperança.
Não se esqueça entre estas paragens poderá realizar o seu trekking.
A terceira será já no regresso a Simon´s Town, Praia de Boulders, onde poderá visitar os homens de fraque (Pinguins) 😊
Se somente pretende visitar a colónia de pinguins, não irá necessitar de contratar carro nenhum, pois a praia com os pinguins está a cerca de 2,5Km da estação. É um pequeno passeio pedonal.