Considerada uma das sete maravilhas do mundo, a Muralha da China foi construída pelos chineses com o intuito de se defenderem dos povos Nómadas do Norte.
A partir de Pequim existem dois sectores de fácil acesso, para quem quer visitar os mesmo sem recorrer a nenhuma agência local. São eles: Balading e Mutyanu.
Balading, é sem dúvida a mais concorrida por ser de mais fácil acesso. Somente temos de apanhar o metro (linha 8 ou 13) e sair na estação HUOYING. Na estação procure a saída G4, e após alguns minutos está na estação Huangtudian. Diriga-se à bilheteira e compre um bilhete para Balading (6 Yuan). São cerca de 50km que demoram menos de meia hora a percorrer. Chegado à estação, somente tem de seguir as placas ou o cardume de gente até à entrada da Muralha.
Horário de funcionamento da Muralha da China em Badaling:
De 06:30 às 19:00 (alta temporada) ou 07:30 às 18:00 (baixa temporada).
Tempo estimado de visita: 2 a 3 horas.
Entrada na Muralha, 40 Yuan na alta temporada (abril a outubro) e 35 Yuan na baixa temporada (novembro a março).
Mutyanu, menos concorrida que a sua congénere, mas ligeiramente mais complicada para aceder, pois temos de apanhar o metro e dois autocarros.
Primeiro vá de metro e saía na estação Dongzhimen.
Ao sair da estação procure pelo KFC, pois ao lado do mesmo é o terminal de autocarros. Apanhe o autocarro 916 Express (12 Yuan) com destino a Huairou.
Para não haver enganos onde deve sair, deverá estar atento ao seguinte: Após sair da auto estrada (via rápida), o autocarro vai percorrer por alguns minutos a avenida “Yingbin Road”. Quando este virar à direita deve descer logo na primeira paragem (desde que sai da autoestrada é a décima paragem).
Após descer do autocarro, atravesse a rua e aguarde pelo autocarro H23 ou H24. A segunda viagem demora cerca de 25 minutos. Custo do bilhete 3 Yuan. Deverá sair junto ao aqueduto de águas livres. Na paragem de saída também tem um sinal redondo com os dizeres “Home of the great wall”. Pode sempre optar por realizar este percurso de Táxi, mas tenha em atenção para não ser ludibriado.
Após descer do autocarro passe por debaixo do aqueduto, na rotunda siga pela esquerda e está na entrada principal da Grande Muralha, sector Mutyanu.
Horário de funcionamento da Muralha da China em Mutyanu: 6h30 às 19h (alta temporada) ou 7h30 às 18h (baixa temporada). Tempo estimado de visita, 2 a 3 horas.
Terá de comprar os seguintes bilhetes (dois ou três):
– Entrada na Muralha, 40 Yuan na alta temporada (abril a outubro) e 35 Yuan na baixa temporada (novembro a março).
– Bilhete para o autocarro no valor de 15 Yuan, pois o acesso à muralha fica a alguns quilómetros da bilheteira. Não tente ir a pé, é longe.
– Aceder ao topo da muralha: Se optar pelo Teleférico (Cabine) são 100 Yuan para subir, 120 Yuan ida e volta; Se optar por subir de teleférico (cadeira) são 120 Yuan, inclui a descida de Tobogã, que se traduz na maneira mais rápida e eficaz de descer qualquer Muralha.
Se não quiser gastar dinheiro, simplesmente suba e desça a pé ao seu ritmo.
Se quiser gastar dinheiro e contemplar a muralha bem lá do alto, nada melhor que utilizar um dos helicópteros disponíveis no local, pela modesta quantia de:
Para regressar, deverá realizar exatamente o mesmo percurso, agora no sentido inverso.