Principal porto de pesca e considerada uma das estâncias principais de férias dos Vietnamitas, Da Nang é também conhecida mundialmente pelas piores razões, “pois foi aqui precisamente aqui” que as tropas americanas, na guerra do Vietnam, criaram a sua maior base operacional. Já antes em 1946, logo após a segunda guerra mundial, os franceses na guerra da indochina, também eles atracaram e estabeleceram base neste importante ponto estratégico.
Diariamente dezenas de voos provenientes de Hanói e Ho Chi Minh, inundam as pistas de aterragem do aeroporto internacional de Da Nang.
A maior cidade do centro do Vietnam não defrauda nenhum dos seus visitantes, tantas são as ofertas de lazer à disposição dos que buscam retemperar baterias
Centenários pagodes, edifícios coloniais franceses, tranquilas praias de águas azuis cristalinas e verdejantes parques nacionais, fazem de Da Nang a capital do turismo.
O QUE NECESSITAS SABER ANTES DE VISITARES DA NANG
– A cidade é um importante porto de pesca e terminal marítimo.
– Está localizada a meio do país e divide o Norte do Sul.
– Os meses mais secos (com menos precipitação) são de finais de Janeiro a início de Agosto.
– A temperatura não tem grandes oscilações, mantem-se normalmente acima dos 25º e abaixo dos 30ºC.
– Quem visita Da Nang, por força da sua posição geográfica visita também Hoi An a Sul e a Cidade Imperial de Hué a Norte.
O QUE VER E VISITAR EM DA NANG
LADY BUDHHA
A meia dúzia de minutos do centro da cidade de Da Nang, na estrada costeira de Hoang Sa, encontra-se o Pagode Linh Ung. Localizado na zona rural de Tho Quang, em plena montanha “Son Tra”, numa área conhecida como Bai But ou Santuário do Buda, é considerado o maior santuário no centro do Vietnam.
O pagode alberga no seu complexo inúmeros bonsais, jardins, a torre Xa Loi, um Buda reclinado e a mais conhecida estátua de Buda, Lady Buddha de Da Nang, com 67m de altura a estátua assenta ainda numa flor de lótus com 35 metros de diâmetro. É, sem margem para dúvida, o ponto turístico mais atraente da cidade.
De frente para o mar, enquanto a mão direita da estátua exorciza paz para os pescadores, a mão esquerda segura uma garrafa de água benta.
Outro atrativo do local são os macacos que descem da montanha Son Tra em busca de fácil alimento proveniente dos inúmeros turistas que por ali passam.
Son Tra, também conhecida como Montanha dos Macacos é uma reserva natural que alberga inúmeras espécies de animais, dos quais se destaca o Red-shanked douc langur (macaco de canelas vermelhas).
Se tem um dia completo para visitar a península Son Tra, aqui fica a dica: alugue carro ou uma scooter, siga em primeiro lugar para o Lago Verde (Green Lake – Hồ Xanh Đà Nẵng) e visite a vila piscatória nas imediações do local. De seguida visite a Lady Buddha. Com o aproximar da hora do almoço, aproveite para almoçar na praia Bãi biển Bắc.
Pela tarde, se for de carro, poderá percorrer a estrada Monkey Pass de nascente para poente (sentido Da Nang) e descobrir muitas das espécies residentes na montanha.
Se for de scooter, terá de regressar pelo mesmo caminho que fez, pois as mesmas estão proibidas de circularem na zona de Monkey Pass.
Nota: Tenha atenção aos macacos, pois eles roubam tudo o que podem, desde chapéus, carteiras, telemóveis, comida, etc….
MARBLE MOUNTAIN
As montanhas de mármore, localizadas a sul de Da Nang, em Hoa Hai Ward, distrito de Ngu Hanh Son, são um aglomerado de cinco montanhas, que representam os cinco elementos, Kim Son (metal), Moc Son (madeira), Thuy Son (água) Hoa Son (fogo) e Tho Son (terra).
Foi classificada em 1980 pelo ministério da cultura do Vietnam como relíquia histórica e cultural. Hoje é um dos lugares mais populares, considerada uma das grandes atrações de Da Nang.
A montanha mais importante e mais visitada no local é, sem dúvida alguma, a Thuy Son (Montanha da Água), pois é a que contém várias cavernas e alguns pagodes no seu interior.
Para visitar a Thuy Son (Montanha da Água), os visitantes terão de pagar 40.000 VND para poderem entrar no local. O acesso é feito pelas duas portas existente (Gate 1 e 2) onde teremos de subir entre 123 a 156 degraus conforme a entrada. Contudo, para os mais comodistas, existe sempre um elevador com um custo de 15.000 VND que facilita o acesso ao ponto inicial da visita.
No interior da montanha, somos impelidos a circular entre as diversas e fascinantes atracões presentes no local.
Já a oeste da Montanha da Água temos a Kim Son (Montanha do Metal) com o seu fabuloso pagode Quan The Am, plantado à beira do tranquilo e poético rio Co Co, num espaço ecológico a céu aberto. A não perder!
A vila e os habitantes em redor do local, florescem há mais de 300 anos, sendo o principal negócio a venda de esculturas em mármore.
BA NA HILLS (Golden Bridge)
A 25 km do centro da cidade de Da Nang encontra-se um dos mais badalados resort e complexo recreativo do Vietnam, ou seja, a Disney Land local.
Situado nas montanhas de Ba Na, a cerca de 1.487 metros de altitude, o Sun Wordl, é um parque temático que se tornou mundialmente conhecido pela construção, em 2018, de uma impressionante ponte, a Golden Bridge.
Aberto das 7h às 22h, tem um custo de entrada no valor de 750,000 VND e 850,000 VND com almoço Buffet incluído. As crianças pagam menos 100,000 VND do que os adultos.
Para acedermos à área principal do parque teremos de subir numa das 5 rotas de teleféricos à nossa disposição.
Um resort, parque de jogos Indoor, funicular, montanha russa, um Jurassic Park, fenomenais jardins, recreação de uma vila francesa e até um museu de cera, fazem deste local um excelente destino para uma visita de 1 dia.
Relembro: para visitar a ponte terá sempre de entrar no parque.
Como ir de Da Nang para Ba Na Hills?
A solução é marcar um transfere/minibus com uma das empresas locais.
Normalmente as carrinhas (Minibus) levam 15 pessoas e o custo é de 130,000 VND por pessoa. Contudo, algumas empresas fazem um desconto de 30,0000 VND se lhes adquirir o bilhete de entrada do parque (género combinado = transfere + entrada).
Se viaja em grupo, sugiro que fale no hotel ou com um taxista em Da Nang e tente agendar o transfere.